
O Bulb
Olá, que bom você que você está aqui lendo mais um dos artigos que venho escrevendo. Bem, você já deve ter se perguntado “o que diabo é esse Bulb aqui na minha câmera? ”. Será que você foi até o manual? Se foi e está aqui é porque quer saber mais!
Se você não achou esse modo aí na sua câmera Nikon – é só colocar a câmera no modo manual e ir aumentando o tempo de exposição até aparecer o Bulb. Na sua Canon muito provavelmente tem um B no seletor de modos, aí é só selecioná-lo! Se você que aprender mais de fotografia, você está com sorte, porque este curso aqui vai te ajudar pra caramba!
Normalmente as câmeras te deixam ir até 30 segundos, como um preset e depois disso é o Bulb. O Bulb te permite o controle do tempo do obturador, ou seja, você escolhe quando inicia sua foto e quando termina.
Esse modo é muito útil para fazer light paint (foto abaixo), uma paisagem a noite, as estrelas e etc… Saiba como fazer fotos em baixa luz aqui.
Light Paint
Na prática, o light paint acontece quando usamos velocidades baixíssimas. Na minha concepção, velocidade muito baixa é de 5 segundos até 30 segundos. Depois disso é o BULB, como já sabem. De 1 segundo a 30 segundos de velocidade, melhor usar um tripé ou deixar a câmera paradinha em um local – a intenção dessa velocidade baixa é BORRAR tudo que está em movimento e LUZES em movimento se mostram como um rastro, como essa foto abaixo com meu nome quando alunos estavam movimentando o celular com a lanterna acesa. Percebeu o rastro? Igualmente acontece com os rastros de luzes dos carros, das estrelas e etc.

Disparar
O que você deve saber é que nesse modo você precisa ficar pressionando o botão desde o início até o fim da sua captura. Chato né? Um disparador remoto será ótimo nesse momento para controlar o obturar de longe da sua câmera que provavelmente estará imobilizada em um tripé ou em cima de algo bem fixo.
Agora que você já entendeu como acionar o Bulb e fazer fotos de longa exposição pode compartilhar esse artigo com seus amigos e no whatsapp!
Conhecimento preso não vale de nada! Compartilhe!