Padres podem realizar casamento fora da igreja?

Sabemos que nos últimos anos tem crescido a procura dos casais para realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, como chácaras, buffets, casas de praia ou na própria praia, mas também nesse momento a questão religiosa pode gerar algumas dúvidas. Por esse motivo é importante saber se padres podem ou não realizar o casamento fora da igreja.

A busca por realizar a cerimônia em cenários diferentes é possível criar e ser mais criativo na decoração do casamento, com elementos da natureza, para aqueles casais que gostam é um momento que se idealizam recebendo as bênçãos naquele lugar especial. Só que às vezes, após todo esse processo de organização do casamento e até mesmo de providenciarem o buffet, fotografia, entre outras questões importantes, descobrem que mesmo que o espaço possua uma capela, um padre não pode realizar o Rito do Matrimônio da Igreja Católica no local que você sonhou viver seu momento especial.

E agora?

Por isso é fundamental conhecer as regras da Igreja Católica, conversar com o pároco para saber o que podem ou não fazer para que vocês não sejam pegos desprevenidos. Assim como há casais que fazem questão de ter a sua união oficializada pela Igreja, outros preferem trocar as alianças ao ar livre, com outros rituais. O protocolo religioso tem suas regras específicas, e que devem ser seguidas pelos noivos que decidem se casar de acordo com cada religião.

Vamos entender como funcionam as cerimônias católicas fora das igrejas.

  • Na Igreja Católica é expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial. Essa restrição está baseada nos preceitos de que os sacramentos precisam ser realizados nos templos, com a intenção de fortalecer o espírito e a alma da religião. Talvez o padre, que costuma orientá-los, até gostaria de abençoar sua união seja aonde for, porém ele não terá permissão para fazê-lo. Assim, fica a critério do casal decidir se podem abrir mão do rito religioso oficial.
  • Encontre um padre que concorde em abençoá-los, porém de forma não oficial, ou seja, além de não receberem o Registro do Matrimônio emitido pela Igreja, a cerimônia será simbólica – não sacramentada. Embora possam até incluir músicas católicas para casamento durante as bênçãos, a cerimônia não terá um caráter real para a Igreja.
  • Para aqueles casais que não dispensam uma cerimônia autêntica e única, a Igreja permite que realizem a cerimônia em qualquer paróquia católica, ainda que esteja longe daquela que frequentam normalmente ou até em outra cidade. Escolham uma igreja próxima ao espaço que escolheram para realizar a recepção, a festa pós-cerimônia na Igreja. Essa é uma forma perfeita caso não querem ficar sem as bênçãos sagradas dentro da Igreja.
  • Lembrem-se que isso é tão importante quanto a escolha do fotógrafo que irá registar o seu sonho – aquele dia especial tão esperado, seja na Igreja ou não.

Gostou?

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Categoria: ,

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress