Fotos Posadas X Espontâneas: Qual a Melhor Opção?

A fotografia é uma arte que tem o poder de capturar momentos e claro, as emoções de alguém em uma imagem. Seja em um evento, como um casamento, uma festa infantil, uma festa de 15 anos ou em um ensaio fotográfico, é importante conhecer algumas vantagens de fotos posadas e de fotos espontâneas para poder dar ao seu cliente o melhor resultado possível.

Fotos posadas, o que são?

Simplesmente àquelas em que as pessoas são colocadas de forma cognitiva e cuidadosa. Onde a gente indica onde fica a mão, o braço, o olhar, a inclinação do corpo e etc. Este tipo de fotografia é perfeita para garantir que a pose fique exatamente como se quer, para destacar a beleza e as características individuais do modelo e transmitindo sensação de harmonia e elegância – dependendo do objetivo se for esse. Um exemplo disso são os retratos corporativos, como esse que você está vendo aqui abaixo que eu fiz no estúdio ou ainda mais quando em um casamento fazemos as fotos dos noivos ali perto do cenário do bolo, com parentes e etc.

Foto de Yta de Castro Fotografia

Essas fotos posadas são úteis para criar um álbum de fotografias com uma certa harmonia visual e narrativa, uma vez que elas ajudam a criar uma sensação de unidade nas imagens tanto nos ângulos quanto na luz.

Poses

Algumas poses básicas para mulheres, por exemplo incluem a “pose de modelo“, em que ela está de pé com uma perna levemente dobrada e as mãos na cintura, a “pose de princesa“, em que ela está sentada com os braços apoiados nos joelhos e a cabeça elástica inclinada, e “pose de bailarina“, em que ela está na ponta de um dos dos pés um pouco mais para frente e as duas mãos na cintura – uso muito para crianças em festas infantis.

Já para os homens temos a “pose de modelo masculino“, em que ele está de pé com as pernas afastadas e os braços cruzados, a “pose de poder“, em que ele está de pé com as pernas afastadas e os braços apoiados nos quadris, e “pose de casualidade“, em que ele está de pé com as mãos nos bolsos e etc…

Yta de Castro Fotografia

No caso de casais, existe algunas podes clássicas como a “pose do beijo“, em que eles se beijam enquanto estão sentados ou em pé e a foto é tirada com eles de perfil, a “pose do abraço“, em que eles estão abraçados e olhando um para o outro, e “pose do olhar para o horizonte“, em que eles estão olhando juntos para um ponto distante, geralmente com os braços entrelaçados ou a mulher (se mais baixa do que o homem) na frente dele – muito comum em cenários de praia.

O que são fotos espontâneas?

São aquelas que capturam momentos genuínos e naturais – não são posadas de nenhuma forma, mas podem ser ENSAIADAS. Nesse estilo capturaramos a essência do momento, ou seja, as verdadeiras emoções que são sentidas naquele momento. Esse tipo de imagem, muitas vezes, permite que a pessoa fotografada volte no tempo e reviva àqueles mesmos momentos mais facilmente do que em as fotos posadas.


Só que o seguinte, para essas fotos é necessário que o fotógrafo tenha mais habilidade técnica. Ele precisa dominar muito a técnica e praticar bastante. Trabalhar com a luz e suas variações, o movimento das pessoas e também de outros elementos que não estão em seu domínio totalmente. Porém, quando bem executados, essas fotos espontâneas ficam, de fato, incríveis, marvilhosas…

PSEUDO-POSES O QUE SÃO?

Bom eu batizei assim porque são fotos espontâneas, mas ensaiadas previamente. Quando, em um ensaio na praia, peço para o casal ir até um ponto distante de mim, quando eles vão, eu faço fotos deles de costas (são espontâneas, porque eles sabiam que eu iria clicar), mas quando eles retornam em direção a mim e eu começo a clicar, são PSEUDO-POSES, são poses espontâneas, mas ensaiadas – o casal tem a cosnciência que está sendo clicado, logo sabem que devem estar com expressões de sorriso, por exemplo.

Yta de Castro Fotografia

Concluo que …

Em qualquer tipo de trabalho fotográfico é necessário fazer fotos posadas, espontâneas e as pseudo-poses, porque isso dará ao seu trabalho fotográfico coesão, sentimento de que foi um traboho completo, competente, eficiência, mais do que satisfatório, absoluto e claro, único.

Espero que tenham gostado, se inscrevam na newsletter, sigam @escoladayta no instagram e sugiram temas, sempre que possível. Todas as fotos aqui mostradas são de Yta de Castro Fotografia.

E se você está iniciando e precisa aprender mais sobre fotografia, clique aqui!

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress