Passo a passo para criar seu portfólio na fotografia

Ei, você que está começando a se aventurar no mundo da fotografia e quer se tornar um profissional, sabia que montar um portfólio é um passo importante para iniciar sua carreira? Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, porque neste artigo vou dar dicas valiosas para montar um portfólio realmente profissional.

Portfólio fotografia: o que é?

Antes de começar a falar sobre como montar um portfólio de fotografia, é importante entender o que é um portfólio. Em resumo, é uma coleção de trabalhos realizados por um profissional (não só de fotografia) para apresentar sua habilidade e competência em determinado nicho. No caso da fotografia, o portfólio é uma forma de mostrar aos clientes e potenciais clientes sua capacidade em capturar imagens de qualidade que passem àquilo que o que seu cliente ideal quer que passe.

Como montar seu portfólio de fotografia passo a passo

Agora que você já sabe o que é um portfólio de fotografia, vamos para o passo a passo de como montar o seu:

Escolha as melhores fotos: É o que eu chamo de CURADORIA. Selecione suas melhores fotos, aquelas que mais representam seu estilo e mostrem toda sua técnica. Não se preocupe em quantidade, prefira qualidade. Algumas vezes menos é MAIS, pois não confunde o potencial cliente.

Organize as fotos: Organize suas fotos em uma sequência que conte uma história, como a de um casamento, por exemplo. Isso ajuda a mostrar sua habilidade de contar histórias através das imagens e isso qualquer pessoa percebe, porque é algo cronológico.

Seja criativo: Inove na apresentação criando um layout bonito e sifisticado. Nada de texto rebuscados e um monte de elementos. O FOCO SÃO NAS FOTOS. Isso pode fazer a diferença na hora de conquistar um cliente.

Praticidade: Insira seu portfólio em alguma plataforma online, como site próprio ou de terceiros focados em portfólio. Faça também um PDF, caso seja necessário e, aqui, indubitavelmente insira informações imortantes como seu nome, localização, perfil em redes sociais, site, fone e etc. Uma breve apresentação também fará sentido.

Melhorando Portfólio Existente

Agora que você já sabe como montar seu portfólio, vamos para algumas outras dicas essenciais que podem ajudar ainda mais a melhorar seu trabalho como um todo:

Mostre sua especialidade: Seu portfólio precisa transmitir, sem que você escreva, qual sua especialidade, seu nicho ou sub-nicho. Isso pode ajudar a conquistar clientes que buscam exatamente àquele tipo serviço.

Atualize seu portfólio: Coloque sempre seus trabalhos mais recentes no topo. Isso mostra que você está sempre evoluindo e se atualizando. Por isso que usar plataformas online facilita.

Peça feedback: Pedir opiniões de amigos, colegas, pessoas de nichos correlacionados com olhar mais crítico e até mesmo clientes sobre seu trabalho é imprescidível para ajudar a identificar pontos fortes e fracos – só assim você poderará aprimorar a apresentação do seu portfólio.

Portfólio de fotografia online ou impresso?

Uma dúvida comum entre os fotógrafos é se é melhor ter um portfólio de fotografia online ou impresso. A resposta é: depende. Ambos têm suas vantagens, mas eu acredito que ter os dois pode causar mais impacto.

O portfólio online é mais fácil para compartilhar e pode ser acessado de qualquer lugar, além de ter um custo mais baixo. Já o portfólio impresso vai te dar um aspecto mais profissional ainda, impressionar mais seu potencial cliente sendo assim uma grande vantagem na hora de conquistar um cliente.

Onde montar portfólio online?

Se você optar por ter um portfólio de fotografia online e acredito fortemente que necessite de um, existem diversos sites que podem ajudar nessa tarefa. Alguns exemplos são:

Behance: é da Adobe voltada para artistas e designers. Nele é possível criar e compartilhar seu portfólio de fotografia online de forma gratuita para que seus potenciais contratantes possam visualizar facilmente.

Flickr: plataforma de compartilhamento de fotos e é uma das mais conhecidas! Permite a criação de um perfil para que você insira suas fotos. Nele você também pode participar de grupos/fóruns de fotografia.

500px: Igual como as demais, você pode inserir seu portfólio online de forma fácil e intuitiva. Além disso, é possível vender suas fotos na plataforma.

Wix: plataforma de criação de sites que oferece modelos prontos para a criação de um portfólio de fotografia online. É possível personalizar o site de acordo com suas forças e necessidades. Aqui seria uma plataforma mais personalizada, com mais recursos e logo, exigirá mais conhecimentos nessa área.

Squarespace: plataforma de criação de sites que oferece modelos prontos para a criação de um portfólio de fotografia online. Além disso, é possível personalizar o site e integrá-lo com outras plataformas, como o Instagram.

WordPress: plataforma de criação de sites que permite você ter galerias de trabalhos, dividindo assim as imagens em categorias. Mais complexa, porém bem mais profisisonal do que as que citei acima. Meu site está usando o wordpress.

várias pequenas imagens com seus títulos logo abaixo delas demonstrando estilo de mosaico para portfólio fotográfico
primeira dobra do meu site que mostra meu portfólio categorizado

Essas são apenas algumas sugestões de plataformas para colocar seu portfólio online. É importante pesquisar e escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos como fotógrafo nesse momento – tudo depende do momento atual. Se você estar iniciando e não sabe se ainda quer ser um profissional, escolha o Flicker por exemplo. Nunca deixe de publicar suas fotos em algumas dessas plataformas para ter visibilidade e estar encaminhando seu trabalho para possíveis clientes.

Espero que tenha gostado e, para aprender mais sobre porfólios, como fazer curadoria e etc. sugiro o FOTÓGRAFO TOP, um curso completo de fotografia. Agora se está ininiciando na fotografia, clique AQUI.

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress