Além do JPEG: Por que o RAW é o melhor amigo do fotógrafo.

Leia em 4 minutos

Pessoal, nesse artigo vou responder o que é RAW, como fotografar em Raw, como abrir esse formato e outras coisinhas mais! Quem quer se profissionalizar e viver de fotografia precisa saber que formato é esse. Eu sei que as câmeras te dão a opção de fazer fotos já em JPG, mas saiba que RAW é o formato que vai te salvar.

O que é o RAW?

Crú. Sim! O RAW é como se fosse um arquivo virgem. Ele não passa por compactações em seu concebimento, ao contrário do JPEG. O Raw possui todos os dados captados pelo senso naquele momento de execução da foto, ou seja, o momento do clique.

Os arquivos desse formato têm algumas extensões diferentes. Por exemplo, em câmeras da marca Nikon o arquivo raw tem extensões “.nef” e “.nrw” e nas Canons pode ser “.crw” e “cr2”.

Entenda que, o arquivo em RAW sempre são maiores e exigem mais espaço de armazenamento do que o formato JPEG, mas oferecem uma qualidade de imagem superior e maior flexibilidade na pós-produção. No entanto, eles geralmente exigem software especializado para visualização e edição.

Como fotografar em RAW?

Para fotografar em Raw basta ir no menu da sua câmera e escolher a qualidade da imagem.  Por exemplo, na imagem abaixo extraída do manual da Nikon d7000 você pode escolher a qualidade de imagem no Menu de Disparo..

Como abrir formato Raw?

Quando você tira uma foto em formato RAW com sua câmera, ela salva todas as informações que o sensor capturou, sem comprimir ou processar a imagem. Para visualizar e editar essa imagem, você precisa de um software especializado, como o ViewNX, que acompanha a maioria das câmeras Nikon. Esse software permite que você faça edições e transformações em suas fotos, convertendo o formato RAW para JPEG, por exemplo. No entanto, é importante ressaltar que o ViewNX foi descontinuado recentemente, então é necessário buscar outras opções de softwares para processar seus arquivos RAW. No entanto o RAW pode ser aberto, editado e transformado em JPEG no Adobe Lightroom e Photoshop. Abaixo um print de fotos em RAW.

Editar um arquivo em RAW é um tipo de edição não destrutiva porque não manipula os pixels de uma foto, ou seja, você morre de editar o arquivo RAW, mas não pode salvar essa edição, pois essa edição só será salva quando você transformar em foto em JPG. O Raw permanece virgem sempre, por isso o nome.

Entenda que fotografar e RAW te dá uma certa liberdade em manipular as imagens do jeito que quiser, sem destruir o original e essa é a maior vantagem desse formato além de todas as cores, tons e luminosidades em gama maior que ele contém.

Vantagens de Fotografar em RAW

  • maior qualidade de imagem;
  • maior controle sobre a exposição;
  • maior faixa dinâmica;
  • possibilidade de ajustes precisos na pós-produção;
  • melhor qualidade de cor e detalhes mais nítidos.

Se você quiser aprender a fotografar e usar sua câmera fotográfica, veja aqui o curso de fotografia para iniciantes.

Se esse artigo te ajudou, compartilhe!

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress