A Sequência de Fibonacci na Fotografia: o que é e como usar.

Leia em 2 minutos

Penso que todo fotógrafo precisa e deve ser detalhista. Regra dos Terços é importante e ela com toda certeza foi o degrau para um olhar mais treinado, apurado e sofisticado no quesito enquadramento fotográfico.

Foi Leonardo Fibonacci que notou uma razão absoluta através da natureza – na verdade é um design universal embasado em números, que chega ao Phi e que serve para coisas inanimadas ou animadas, objetos ou pessoas – por isso também pode ser chamada de Proporção Divina, Áurea, Média Dourada ou Phi, enfim!

Essa sequência pode ser aplicada para criar composições visualmente atraentes e equilibradas. A ideia é usar a proporção áurea, que é a divisão do comprimento pelo tamanho da imagem em 1:1.618, para determinar a posição de elementos importantes em uma foto.

Vou colocar o desenhinho para cair sua ficha!

Pronto, com esse parâmetro você pode compor sua fotografia de várias maneiras! Muitos fotógrafos, arquitetos e artistas da pintura inclusive têm usado essa regra. Na fotografia e pintura, quando aplicada, pode produzir imagens com composições impecáveis que atraem os olhos humanos de uma forma magnética.

Por exemplo, ao fazer uma foto de paisagem aplicando a sequência de Fibonacci, você pode posicionar o ponto focal da imagem no lugar em que as linhas convergentes se cruzam, criando uma composição equilibrada e harmoniosa.

Entenda melhor nessa foto abaixo!

O fato é que essa sequência é incrivelmente agradável aos olhos.

Você pode perceber a proporção Áurea em quadros famosos como a Mona Lisa e a Última Ceia de Leonardo Da Vinci.

As linhas vermelhas representam os eixos vertical e horizontal. As linhas brancas são divisões áureas. Os olhos e a boca estão posicionados nessa estrutura geométrica.

Discussão

É muito comum que profissionais seletos da área audiovisual e fotografia, utilizarem quase sempre a regra dos terços. O fato é que há uma discussão dentro desse âmbito que defende inexoravelmente a substituição da Regra dos Terços pela Proporção Áurea, porque é superior à regra dos terços primária.

A proporção áurea é vastamente utilizada como para criação de logotipos, marcas, materiais gráficos e obras audiovisuais. Muitos designers e diretores de arte a usam.

Só entenda que a sequência de Fibonacci não é uma regra rígida para a fotografia e não deve ser usada como uma fórmula definitiva para compor suas imagens, ou seja, você não deve se basear sempre nela toda vez que for fazer uma imagem. Ela é uma ferramenta para ajudar a criar uma composição mais agradável aos olhos, mais harmônica e que consiga encaixar os elementos de uma forma equilibrada no quadro.

Uma dica: siga sua intuição e experimente diferentes composições para encontrar o que mais lhe agrada, o seu estilo de enquadramento, a sua visão criativa.

Se você precisa precisa aprender mais sobre sobrafia, câmeras, tríade fotográfica e muito mais, clique aqui.

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress