Leia em 2 minutos
Penso que todo fotógrafo precisa e deve ser detalhista. Regra dos Terços é importante e ela com toda certeza foi o degrau para um olhar mais treinado, apurado e sofisticado no quesito enquadramento fotográfico.
Foi Leonardo Fibonacci que notou uma razão absoluta através da natureza – na verdade é um design universal embasado em números, que chega ao Phi e que serve para coisas inanimadas ou animadas, objetos ou pessoas – por isso também pode ser chamada de Proporção Divina, Áurea, Média Dourada ou Phi, enfim!
Essa sequência pode ser aplicada para criar composições visualmente atraentes e equilibradas. A ideia é usar a proporção áurea, que é a divisão do comprimento pelo tamanho da imagem em 1:1.618, para determinar a posição de elementos importantes em uma foto.
Vou colocar o desenhinho para cair sua ficha!
Pronto, com esse parâmetro você pode compor sua fotografia de várias maneiras! Muitos fotógrafos, arquitetos e artistas da pintura inclusive têm usado essa regra. Na fotografia e pintura, quando aplicada, pode produzir imagens com composições impecáveis que atraem os olhos humanos de uma forma magnética.
Por exemplo, ao fazer uma foto de paisagem aplicando a sequência de Fibonacci, você pode posicionar o ponto focal da imagem no lugar em que as linhas convergentes se cruzam, criando uma composição equilibrada e harmoniosa.
Entenda melhor nessa foto abaixo!
O fato é que essa sequência é incrivelmente agradável aos olhos.
Você pode perceber a proporção Áurea em quadros famosos como a Mona Lisa e a Última Ceia de Leonardo Da Vinci.
Discussão
É muito comum que profissionais seletos da área audiovisual e fotografia, utilizarem quase sempre a regra dos terços. O fato é que há uma discussão dentro desse âmbito que defende inexoravelmente a substituição da Regra dos Terços pela Proporção Áurea, porque é superior à regra dos terços primária.
A proporção áurea é vastamente utilizada como para criação de logotipos, marcas, materiais gráficos e obras audiovisuais. Muitos designers e diretores de arte a usam.
Só entenda que a sequência de Fibonacci não é uma regra rígida para a fotografia e não deve ser usada como uma fórmula definitiva para compor suas imagens, ou seja, você não deve se basear sempre nela toda vez que for fazer uma imagem. Ela é uma ferramenta para ajudar a criar uma composição mais agradável aos olhos, mais harmônica e que consiga encaixar os elementos de uma forma equilibrada no quadro.
Uma dica: siga sua intuição e experimente diferentes composições para encontrar o que mais lhe agrada, o seu estilo de enquadramento, a sua visão criativa.
Se você precisa precisa aprender mais sobre sobrafia, câmeras, tríade fotográfica e muito mais, clique aqui.