O que vestir em um ensaio fotográfico? Yta de Castro

Uma das dúvidas que todo casal tem é em relação ao que vestir na hora do ensaio pré-wedding. Normal, por isso escrevi este artigo para ajudar com essa dúvida. Essa é uma das perguntas que mais escuto quando um casal entra em contato. Outra pergunta recorrente é sobre os acessórios, se leva ou não e quais.

O mais importante de tudo sobre roupas é que elas precisam ser confortáveis! Se quiser, compre umas novas, exclusivas para o momento.

Então vamos lá que as dicas são cruciais:

A ROUPA PRECISA SER SUA

As roupas precisam ser confortáveis e suas. As roupas sendo suas é o que vai dar ORIGINLIDADE ao ensaio. Sério, ainda tem pessoas que me perguntam se eu, como fotógrafa, cedo as roupas para a sessão externa de fotos…

COMBINAÇÃO AMBIENTE E ROUPAS

As roupas precisam estar de acordo com o ambiente, ou seja, com a locação. Imagina vocês de verde em um parque verde, é o erro da camuflagem – ou imagina o casal de preto em uma praia, acho que fica muito inapropriado. Tudo precisa ser pensado para não gerar uma poluição visual.

QUANTIDADE DE LOOKS

O ideal que eu recomendo são dois. O casal já chega pronto com um e depois troca por outro look que é sempre bom carregar numa mochila/bolsa. No máximo 3, mas é bom ver que em alguns locais não possuem banheiros para trocar a roupa.

FOCO NO CASAL

A ideia é fotografar o casal certo? Não é a roupa nem a maquiagem. O foco é total no casal, então nem as roupas nem a maquiagem podem ser extravagantes. Cuidado! Acredite na ideia de que MENOS é MAIS!

CORES DAS ROUPAS

Bom, as sólidas/lisas são as melhores. Evite as estampadas dos tipos floral, xadrez, listradas, que contenham numerais ou frases exageradas, roupa de times (a não ser que essa fosse a ideia do ensaio) e etc. porque elas em si já são uma poluição total. 

Aí você me pergunta: – Porque Yta devo evitar? Porque chamam atenção demais, mais para a roupa em si do que para o casal e não estamos em um ensaio de moda, além de poluir visualmente o cenário todo.

– Hunn, o que você recomenda Yta?

– Primeiro, o tecido, tente usar aqueles leves que parecem linho ou algo parecido. Cores sólidas em tons claros são muito bem-vindas, por exemplo: azuis, beges e brancos. Apostaria nessa dica, porque dá um ar de paz nas fotografias, de harmonia e ar também séptico.

ACESSÓRIOS

Bom, se liga no que eu disse? Menos é MAIS? Pois é! Nada de coisa extravagante como relógios e joias enormes. Dependo da locação, fica interessante chapéus e nada de levar balões em locais de vento forte. NÃO ROLA! Só atrapalha! E nós da fotografia não somos responsáveis em conceder esses tipos de acessórios.

O QUE CALÇAR

Mais um detalhe crucial, na praia a gente faz descalço, esse você já sabe! Em outras locações, precisa ser algo que combine com ela. No campo, com cavalos e outros animais, por exemplo, use bota. Outra locação como livrarias, restaurantes, pubs, aí você pode usar um salto, uma bota, bem, depende do seu estilo de vida! Vai que é um casal de rockeiros, motoqueiros … 

QUERO FALAR COM EXCLUSIVIDADE DE ROUPA PARA OS HOMENS

Bem, uma das primeiras recomendações é NÃO USAR aquelas camisas pólo com marcas, listras no braço, na gola… não combina praticamente com nenhum ambiente, só se for no campo de hipismo. Evite também listras, xadrez, florais… como já disse, gera poluição visual.

Acho que camisas de botão com manga comprida enrolada fica sofisticado e ao mesmo tempo despojado, além de ser confortável – em tons claros de qualquer cor. Evite também bermuda jeans, muito comum, pouco arrojadas e sofisticadas, se for usar um jeans, que seja calça, se usar a calça numa praia, pode enrolar a barra, fica bonito!

É necessário que a roupa do homem esteja em harmonia com a da mulher. Se for um casal homoafetivo, vale também, pois precisam combinar!

ONDE FAZER O ENSAIO?

Eu já escrevi sobre isso aqui!

No entanto, vou dar uma pincelada sobre isso neste post. O ideal mesmo é que o casal conheça o local. Que o local tenha um simbolismo e um significado. Que seja um lugar já conhecido pelo casal ou pelo menos por um integrante.

Porque isso? Porque se o casal conhecer, saberá que roupa cairá melhor, claro! Também porque certas coisas mudam com o passar dos anos. Certa vez fotografei um casal que se conheceu em Canoa Quebrada 10 anos atrás. Foram morar em São Paulo e queriam registar um Ensaio de Bodas em Canoa Quebrada. Bem, o local é lindo, mas não está mais igual como estava há 10 anos.

Quando chegamos lá fiz fotos maravilhosas, claro, porque nós que somos da área conseguimos perceber certos ângulos diferenciados. Usar a luz e falta dela ao nosso favor, enfim!

Evitem surpresas com as locações! Vejam fotos, ensaios recentes no local, visitem antes se puder!

CORES E LOCAIS

Parques, campo e cachoeiras: evitar preto, verde escuro, marrons, florais de nenhuma forma – escolha tons claros e os vermelhos/corais dão um contraste lindo.

Praia – Evite pretos, jeans, florais extravagantes, listras, xadrez e etc. – Use tons leves que combine com o céu, o mar e areia como branco, beges, azul claro.

Urbano – é um ambiente de muito caos, já poluído por si só, então eu apostaria em tons de cinza, monocromáticos e pode ser, dependendo do que se quer passar no ensaio, que faça o uso de roupas com estampas geométricas.

DICA GERAL

– O cinza é uma opção ótima para todas as locações e respeite seu estilo. Como eu disse, nada a ver um casal rockeiro fazer fotos no campo e um casal do campo fazer ensaio numa hamburgueria, por exemplo. A SUA IDENTIDADE em primeiro lugar!

Exemplo clássico: O noivo amava um certo time de futebol e fiz o ensaios deles no centro de treinamento e ele se vestiu com a camisa do time! Tudo bem! A noiva, já gostava de praia, fiz um outro ensaio na praia, em outro dia. Era a vontade dele e a dela em 2 ensaios!

COMBINANDO CORES BÁSICAS:

Bege: Vai muito bem com branco, azul e cinza;

Branco: Acho uma cor incrível e que combina com muitas cores, acho que todas como o vermelho, bege e azul;

Cinza: Fica bem com vermelho e fúcsia (magenta) – pode apostar no rosa e azul;

Verde: Com branco, claro! Off White e cinza;

Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;

Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;

Preto: Melhor evitar usar em grande proporção, a não ser que seja um ensaio gótico, então combine com cinza ou azul.

Rosa e seus tons: Essa cor acho melhor usar combinando só com branco ou cinza;

Aposto que você já sabe que roupa usar aí no closet ou se vai comprar uma! Aproveite para fazer aquele ensaio em um local lindo e não deixe de falar comigo clicando no botãozinho do whatsapp!

Espero que tenha ajudado e compartilhe esse post pra uma amiga ou amigo que precisa também ler essas dicas!

Obrigada!!!

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Categoria: ,

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress