Leia em 7 minutos
Um casamento é um momento único, inesquecível e porque não eleger um dos mais importantes momentos da nossas vidas? Você lembra das fotos de casamento dos seus pais? Pois é! Com toda certeza quando eles relembram àquele momento com os registros fotográficos pensam o quão importante e trabalhoso foi àquele dia. Pergunte a eles! Planejar seu casamento parece trabalhoso, mas é também prazeroso!
Então, tudo o que você precisa é falar com uma pessoa experiente. É a primeira vez que você casa, mas um profissional que trabalha na organização de casamento já é munido daquilo tudo que você precisa saber e dos profissionais que precisa contratar.
PLANEJAMENTO é a palavra que vai te ajudar, mas o difícil é executar todas as tarefas! Para ajudar a planejar seu casamento nascem todos os dias programas e aplicativos para te ajudar, mas não valem de nada se você não tiver disciplina.
Quando o casal embarca neste sonho sem ajuda inicial de uma planejadora de casamentos, a tarefa pode ser árdua, mas não vai ser impossível. Afinal é um sonho e sonhos precisam ser realizados e se for preciso você mesmo planejar seu casamento, assim será, não é mesmo? No meu currículo já fotografei mais duzentos casamentos e ouvi e ouço muito a noiva e/ou casal (mas é mais a noiva mesmo!) e sei de suas angústias, lamentações e vejo a ansiedade em cada dúvida. Eu sei exatamente o que a noiva quer: QUE TUDO DÊ CERTO. Por isso, depois de tanto ouvir os noivos e trabalhar com tantos profissionais, montei um esquema de planejamento mês a mês para que as noivas não se percam no meio do caminho. Confira:
1 ano antes do casamento (você consegue organizar tudo em 360 dias? acho tempo ideal!)
Pense na data do seu casamento e defina-a;
Pense em todos que não podem faltar no casamento;
Contrate um Cerimonial (vai te ajudar demais);
Procure um local para seu sonho acontecer. (nesse momento pense na logística, a noiva precisa se arrumar em um spa de beleza não muito longe do local da cerimônia – não procure locais de difícil acesso, isso pode atrasar fornecedores e convidados – “seguro morreu de velho” e tudo tem que dá super certo!
11 meses antes
Defina as madrinhas, padrinhos e as crianças que comporão seu cortejo e avise;
Contrate o celebrante (pastor, juiz, padre) – eles só estarão disponíveis na data do seu casamento se tiver essa antecedência;
Contrate uma empresa para registrar seu casamento – não caia nessa de dizer que “quando estiver mais perto eu contrato” – as boas empresas de fotografia/filmagem costumam lotar a agenda com 1 ano de antecedência – cuide para não ter um registro meia boca porque as fotografias vão ser TUDO AQUILO QUE VAI SOBRAR do seu sonho junto com os presentes e o topo do bolo. Tem coisas que não dá para economizar, procure qualidade, experiência e referência.
10 meses antes
Veja tudo sobre a decoração do local – anote tudo o que você quer e fale para o decorador (geralmente os buffets já disponibilizam um decorador para lhe ajudar);
Marque e faça a degustação do cardápio do buffet;
Notou que planejar seu casamento vai dar certo?
09 meses antes
Fale com amigas e veja onde vai ser o dia de noiva e combine sem demora a data;
Pense na Lua de Mel, onde vai ser e o orçamento; (Planejar a Lua de Mel será algo para uma outra postagem, prometo!)
08 meses antes
Hora de escolher as alianças, símbolo do infinito;
Se você quer uma banda para sua festa e deve querer, comece a procurar!
07 meses antes
Contrate a banda e fale das músicas que não podem faltar na festa;
Verifique se as crianças do cortejo estão preparadas para seu casamento;
06 meses antes
É hora do vestido da noiva – a mãe da noiva e cerimonial devem ajudar;
Traje do noivo;
Dica: ALUGUE! Depois você se livra daquele vestido volumoso em seu guarda-roupas de recém-ex-solteira!
05 meses antes
Pense nos convites e encomende (cerimonial deve ajudar);
Encomende o buquê que vai entrar na igreja e o que vai jogar para as amigas solteiras;
Marque sua sessão de fotos externas ou em estúdio – seu casamento precisa ter fotos de boa qualidade decorando o ambiente, nada de foto escura, desfocada e sem resolução! As pessoas precisam lembrar de você linda desde os painéis até os porta-retratos!
Pense nas lembranças para os padrinhos, pais e convidados – (cerimonial deve ajudar)
4 meses antes
Saiba se seu pacote com o local da festa engloba um gerador;
Entregue os convites, deve ficar pronto no fim desse mês;
Encomende o bolo, doces e os bem-casados, claro! Planejar seu casamento exige uma certa atenção mais detalhista!
3 meses antes (ufa! quase lá)
Se for fazer chá de panela, cozinha ou lingerie aproveite logo, esse é o momento ideal;
Vá no cartório e marque o casamento civil;
2 meses antes (2 passos para o altar!)
Quem vai levar a noiva à igreja ou ao buffet? Contrate traslado e exija carros com vidros limpos, renderão belas fotos;
Já pensou onde vai ser a Lua de Mel lá em “09 meses antes”? Hora de fazer reservas em hotel, comprar passagens e etc. Efetivar o negócio!
Já recebeu as fotos do ensaios pré-wedding, aquelas que irão decorar a festa e que provavelmente decorarão sua casa? Se não recebeu cobre!
1 mês antes
Veja a prova do cabelo e maquiagem;
Falar com o cerimonial para orientar como será a entrada, se terá algum momento diferente e especial;
Peça ao cerimonial repassar para equipe de fotografia/filmagem o cronograma da cerimônia;
O MÊS DO CASAMENTO (calma!)
Casamento no civil;
Prova do vestido (não queremos surpresas!);
Confirme todos os profissionais contratados junto ao cerimonial.
DIA DO CASAMENTO (RESPIRE FUNDO)
Não se atrase muito (fica feio), mas não seja fácil, noiva que é noiva já avisa para o cerimonial o quanto pretende atrasar;
Fique calma e respire fundo;
Faça as fotos no carro tranquilamente, geralmente eu demoro 5 minutos para fazer 15 fotos lindas e ainda vou dizendo como o noivo está e outras coisas para aliviar a ansiedade da noiva;
Entre sempre sorrindo e evite olhar para baixo;
Olhe bastante para o seu noivo durante a cerimônia pois rende fotos lindas;
Eu quero que os noivos se divirtam na festa e portanto o cerimonial ajuda a chamar todas as pessoas para as fotos tradicionais para depois fazermos as fotos do casal e liberar a equipe para registrar o desenrolar do cerimonial e as clicar as fotos espontâneas que não podem faltar!
ÚLTIMA DICA: Sinta sua felicidade e não se preocupe com nada. Deixe o cerimonial e os profissionais agirem, afinal você os contratou para isso!
Então é isso querida noiva e noivo! Eu poderia escrever muito mais, mas vocês não teriam tempo para ler, precisam planejar seu casamento!
Apressem-se!
Ahhhh! Já ia esquecendo, se você precisa de uma fotógrafa para registrar tudinho em fotos incríveis, me chama aí no whatsapp!