Capturando a magia: dicas para fotografar fogos de artifício

Leia em 2 minutos

No Ano Novo, em festas muito grandes ou mesmo em casamentos sempre tem uma queima de fogos que deixa o céu colorido. Quem não gosta de ver aquele espetáculo brilhando sob a retina dos olhos?

A Beleza

Uma vontade imensa de registrar esse show é algo automático devido a tanta beleza e por ser algo diferente. Apontamos logo a câmera para o céu ou tiramos o celular do bolso para fotografar. Por isso, para que suas fotos, seja de uma câmera semiprofissional, profissional ou de um celular fiquem realmente dignas de visualização e mostre toda essa beleza, vou te passar algumas dicas importantes para essa hora.

NIKON D7000, F/11, 5s, ISO 200

Dicas

1 – Procure o modo M (manual) de sua câmera ou o modo PRO (profissional) do seu celular e o acione. Nesses modos (M ou PRO) você é quem vai comandar a câmera, pois se ela ficar no automático pode fazer a leitura errada da cena e a foto ficar realmente terrível. Controle ISO, abertura e diafragma e aqui vai uma dica de configuração inicial: F/11.0 – ISO 200 – e velocidade de 5 segundos.  Veja a foto e vá regulando.

2 – Longa Exposição: as fotos dos fogos, em sua maioria são feitas com tempos mais longos, ou seja, de 1 a 15 segundos – este tempo é o intervalo em que o obturador abre e fecha para a entrada de luz e então “pintura” da foto no sensor. Quanto mais tempo, mais conseguimos ver informações (coisas da paisagem) na foto, é o que dará aqueles RASTROS DE LUZ no céu.

3 – Abertura: Escolha uma abertura pequena (f/8 a f/16) para garantir que todos os fogos de artifício estejam nítidos e em foco

4 – Tripé: pois é, difícil segurar uma câmera por 10 segundos sem tremermos, sem nos mexermos, e se nos mexermos a foto borra e aí não temos foto boa dos fogos. O tripé vai dar estabilidade, ele vai te ajudar. Configure a câmera ou celular e clique e espere a foto ser mostrada no visor.

5 – O Flash: não aconselho porque a luz do flash ressalta a fumaça e aí não queremos isso.

6 – Local: seja na beira da praia com pessoas aparecendo ou em um alto de um prédio, o que vale é sua criatividade nessa hora. Observe o local, analise, procure um bom angulo e clique!

Gostou dessas 5 dicas valiosas? Agora é só esperar os fogos e ir clicando. Teste, pois fotografar com perfeição esse momento é técnica e muita prática.

Aprenda fotografia em nosso curso de fotografia para iniciantes, AQUI.

Você pode ver também:

yta-castro
yta-castro

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Posts mais recentes:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress