Cinco dicas de como lidar com Ansiedade na infância 

A ansiedade caracteriza-se como uma emoção normal que é sentida pelo o ser humano.  A criança também sente ansiedade no seu cotidiano diante de muitos eventos comuns, como por exemplo, um passeio ou uma sessão fotográfica, o que pode deixar os pais preocupados por verem seus pequenos passarem por momentos como este. Os pais, com isso, podem cair em um ciclo negativo aumentando o nível de ansiedade na criança por não saberem lidar com tal emoção.

Então o que fazer para ajudar o seu filho ou filha a lidar melhor com essa emoção que pode estar impedindo-o de viver o seu agora?

É essencial pensar em estratégias que venham a ajudá-las a aprender, a tolerar e a lidar melhor com essa ansiedade. Aqui menciono algumas estratégias importantes para refletir e e também colocar em prática:

  1. Lembre-se de incentivar seu filho a falar dos seus sentimentos e emoções, escutando-o com atenção;
  2. Tente não reforçar os medos da criança, que tal entender melhor quais os medos do seu filho através de brincadeiras que podem ajudá-lo a se expressar através do seu mundo lúdico?;
  3. Encoraje a criança a lidar e tolerar situações que possam gerar medo, preocupação e ansiedade;
  4. Pense em estratégias eficientes a partir do comportamento da criança, cada criança tem o seu próprio modo de funcionar, acredite, pois ela te mostra sinais;
  5. Tente ser um modelo saudável para o seu filho, pois ele se espelha em você. É necessário muitas vezes você se “psicoeducar”, ou seja, rever novas formas de lidar com situações do seu cotidiano que podem estar provocando ansiedade no seu filho.

Assim, é fundamental investir no desenvolvimento dos pequenos, dando um suporte para que a criança possa atravessar momentos de ansiedade, não desanime, pode parecer frustrante algumas circunstância, mas acredite não  é culpa sua seu filho estar passando por tal dificuldade, visto que a ansiedade é consequência de inúmeros fatores.

É de extrema importância dar atenção para o comportamento da criança, se você percebe que apesar de seu investimento e esforços ela continua a sofrer de ansiedade, de forma a atrapalhar sua rotina e seu cotidiano, procure ajuda profissional. O psicólogo pode lhe ajudar a compreender melhor o que está acontecendo com o seu filho e ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções, dessa forma se desenvolverá de forma mais saudável.

Texto por Gilmara Sousa
Psicóloga  Clínica
CRP:11/11212
@psigilmarasousa
(85) 99677-2558

Você pode ver também:

Gostou do conteúdo?

Receba as Novidades no E-mail

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

plugins premium WordPress