Já é certo que o bebê possui a capacidade de ouvir os sons do mundo aqui fora que o rodeia. Sons esses que podem ser agradáveis ou não. A voz da mãe, do pai, dos avós, irmãozinho, latidos do cachorro, barulhos como do carro, sirenes, portas, músicas e outros.
Você sabia que os bebês reagem a esses sons de diversas formas? Pois é! Ele reage se mexendo, respondendo a esses estímulos.
Converse com seu bebê!
Você e outras pessoas ao seu redor, precisam iniciar desde já uma relação com o bebê ainda dentro da barriga. Como? Conversando com ele, contando uma história, cantando uma música … enfim! De diversas formas que você deve saber muito bem!!
A música mexe muito bem com os bebês, ela é considerada uma arte afetiva baseada em sentimentos. Ajuda no desenvolvimento fonológico ainda dentro da barriga, no meio intrauterino, pois eles percebem os sons desde o quinto mês. Você se surpreendeu? Eu me surpreendi quando soube desta informação!
Os bebês passam por etapas comunicacionais! É importante frisar que cada bebê tem seu tempo de assimilação, uns mais precoces e outros menos precoces.
Como o bebê responde?
Choro pode ser: fome, dor, desconforto, atenção e até falta de sono.
O choro pode ter:
Ritmo (contínuo ou com pausas);
Duração (pouco ou muito tempo)
Intensidade (forte ou fraco)
Entre o 1 e os 2 meses
Vem os risos, sons guturais (sons de garganta ou vogais).
O aparecimento do sorriso intencional é fundamental para o desenvolvimento da sua comunicação.
4 Meses
É nesse período que se iniciam os primeiros diálogos, conversas, mímica, o contato visual e a proximidade física. Nesta fase seu bebê ainda não compreende a frase falada, apenas a entoação que indicam se a mãe está zangada ou não.
Entre os 4 e os 8 meses
Aqui o bebê começa a explorar mais a boca e os movimentos dos articuladores como bochechas, lábios e a língua. Vai ser nesse momento que as brincadeiras vocais vão surgir, como bolhas de saliva, vibração dos lábios e outras.
Aos 6 meses
Aparece o Balbucio que é quando o bebé inicia uma conversa sozinho (“mamamama”; “papapapa”, “guguguggu”) durante algum tempo seguido. Isso significa que ele está começando a controlar sua boca para logo mais produzir novos sons.
Aos 8 meses
O bebé já adquiriu todas as competências básicas de comunicação, de interação e de para estabelecer um diálogo com os pais e pessoas ao redor. Porque agora, sua mensagem possui conteúdo e significado, não é como antes.
Aos 12 meses
Momento das primeiras palavras, então a rotina diária do bebê precisa ser muito rica! Aqui ele vai revelar, mesmo que timidamente, suas características individuais únicas!
Atenção aos sinais de ALERTA do desenvolvimento da comunicação quando falham:
De 0-2 Meses
Não reage aos sons e ao meio. Está sempre irritado ou sonolento.
De 2-4 Meses
Não sorri, não distingue vozes familiares, chora e grita sempre que se lhe toca.
De 4-6 Meses
Falta de interesse pelas pessoas e pelos objetos; Não localiza ou detecta um som; Não vocaliza ou deixa de emitir sons
De 6-8 Meses
Não faz trocas, diálogos, conversas, balbucio ou vocaliza de modo monótono; não faz ou não mantém contato visual
De 8-12 Meses
Apenas entende a linguagem com gestos; não entende gestos como o tchau ou beijo; Não responde ao seu nome; não olha para os pais quando estes falam diretamente com ele; Não imita nem tenta imitar ação alguma; Mal fala; Não balbucia ou não usa consoantes; Não usa gestos para comunicar.
Então …
Fala e linguagem podem ser promovidos desde o útero materno. É fundamental, como falei nos primeiros parágrafos deste artigo.
As capacidades cognitivas motoras, relacionais, sociais e sensoriais precisam ser estimuladas diariamente por todos que vivem e convivem com o bebê.
E atenção às falhas de comunicação, podem significar apenas um atraso ou não!!
Em todo caso, a gestação é um momento único e só esperamos que nosso bebê nasça e cresça saudavelmente. Não deixe de documentar esse período tão gostoso que é a gestação com fotografias ao ar livre, por exemplo em um parque ecológico ao sons dos passarinhos e do vento nas balançando as folhas das árvores ou na praia ao som do mar! Seu bebê já vai assimilar esses sons!
Espero que eu tenha ajudado!!
Se precisar de uma fotógrafa assim que nem eu, é só clicar no botão do whatsapp aqui do lado para falar comigo!