Ansiedade Pré-Casamento: como lidar? | YTA

noivos estourando champagne – Yta de Castro Fotografia

Ansiedade Pré-Casamento

Sabemos que o casamento é considerado um  grande evento, visto que este é  um momento tão especial e bastante idealizado pelos noivos.

São muitos detalhes a serem resolvidos para o grande dia, como fechar contratos, fazer a lista da festa, a decoração, escolher os trajes e outras responsabilidades que podem deixar a noiva ansiosa demais, causando uma tensão pré-nupcial. Isso pode afetar negativamente nessa etapa tão importante e memorável que é a preparação e organização do casamento.

Atenção nos sintomas

Durante o processo de organização deste grande acontecimento a ansiedade pode se fazer presente, ficamos tão apreensivas para que tudo saia conforme o planejado que concentramos todas as nossas energias na organização do casamento, muitas vezes, esquecendo de se alimentar com qualidade, dormindo mal e assim deixamos de relaxar, gerando certos sintomas como agitação, coração acelerado e sem falar da insônia que toma conta! Pronto! A tal da ansiedade já tomou conta de nós.

Lembre-se não há nada de errado em você planejar o seu sonho, mas é preciso cuidar da sua saúde emocional e física.

Dicas

Veja cinco dicas importantes que vão lhe ajudar diminuir a ansiedade pré-casamento.

CONFIRA:

  1. Faça um bom planejamento e tenha um cronograma para que o estresse não tome conta da sua vida. Permita-se pedir ajuda para seu parceiro, familiares e amigos que você pode confiar para dividir tal momento. Quando você distribui as tarefas, isso lhe ajuda a relaxar e ter tempo de cuidar de você;
  2. Esforce-se para manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e dormir bem – isso vai lhe proporcionar bem-estar, afinal você precisa estar deslumbrante no dia mais importante da sua vida. Acredite, tal esforço valerá a pena. Lembre-se que você precisa de disposição para vivenciar seu grande dia!;
  3. Mantenha o seu controle emocional, caso algo não saia conforme o planejado, saiba que não dá para controlar tudo e você precisa confiar nos profissionais contratados para realizarem seu sonho. Quando você aceita isso antes da cerimônia, você está dando um grande passo para não se estressar tanto durante os preparativos;
  4. Permita-se tirar uns dias de folga durante a organização do casamento, permita-se respirar um pouco, sair com aquela amiga/confidente para passear, estar com seus familiares e ir à praia com o seu noivo. Relaxe um pouco com aqueles que te trazem bem-estar.
  5. Que tal viver o presente e curtir o momento, mesmo diante de todo o processo de organização? Você vai se casar e finalmente o tão sonhado dia vai chegar ou já chegou. Respire fundo, mantenha o seu controle emocional e esteja pronta para viver plenamente o seu sonho.

Se você é noiva  e está vivendo essa fase tão sonhada no qual por muitas vezes planejou e se  imaginou estar ali com familiares, amigos e com o grande amor da sua vida, certamente deve estar experimentando um turbilhão de sentimentos e emoções, que vão desde uma felicidade até uma preocupação diante de todos os detalhes que precisam estar em ordem para o grande dia, afinal… É UMA REALIZAÇÃO DE UM SONHO E ESTE PRECISA SER VIVENCIADO EM SUA PLENITUDE.

É importante atentar-se para o seu comportamento durante esta fase da sua vida, pois se os sintomas ansiosos se tornarem intensos e frequentes procure ajuda de um profissional, ele lhe ajudará a enfrentá-los.

Não esqueça do ensaio pré-wedding –  é um ótimo momento para relaxar e conhecer mais a equipe que registrar o seu casamento!

Texto por Gilmara Sousa
Psicóloga Clínica
CRP:11/11212

yta-decastro-site
yta-decastro-site

Yta de Castro

Fotógrafa de casais e família desde 2011 com milhares de trabalhos já realizados! Que tal eu fotografar você?

Publicado em: 28 de fevereiro de 2022
Categoria:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Gostou do conteúdo?

Você também pode Gostar:

Tudo sobre Elopment Wedding

Bom, eu preciso começar pelo começo! Muitos casais NÃO SABEM AINDA o que é esse tal de Elopment Wedding, ainda mais com esse nome americanizado.

Ler Mais »